Navegação principal

×

Astronomia ao meio-dia: "Aglomerados Estelares na era Gaia: Você sabia que estrelas também têm família?"

Data

Horário de início

12:00

Local

Auditório Prof. Dr. Paulo Benevides Soares, Bloco G (IAG-USP)

O seminário do programa "Astronomia ao Meio-Dia" com o título "Aglomerados Estelares na era Gaia: Você sabia que estrelas também têm família?" será apresentado por Arthur Silva Magalhães, estudante de Doutorado do IAG-USP.

 

Resumo:

Aglomerados estelares representam os melhores laboratórios para o estudo de evolução estelar do Universo. Com o advento da missão Gaia, tornou-se possível obter dados astrométricos e fotométricos das estrelas que compõe estes objetos com uma precisão nunca antes vista na história. Nesta palestra quero apresentar o que são os aglomerados estelares, seus tipos e sua importância no estudo da nossa Galáxia. O objetivo é que você saia com um grande apreço pela missão Gaia e entusiasmado(a) por seus futuros data releases, além de se sentir inspirado(a) a aprender mais sobre os aglomerados estelares, e como estes objetos representam importantes peças para desvendar o cosmos.

 

Link da transmissão: https://www.youtube.com/astro12h/live

 

– O programa "Astronomia ao Meio-Dia" tem como objetivo a realização de palestras com linguagem acessível, direcionadas a estudantes de graduação. As apresentações acontecem sempre às quintas-feiras, às 12:00, no IAG/USP.

Anexo

Anexo Tamanho
Astronomia ao meio-dia: "Aglomerados Estelares na era Gaia: Você sabia que estrelas também têm família?" 709.73 KB