O seminário do programa "Astronomia ao Meio-Dia" com o título "Buracos Negros como Aceleradores de Partículas?" será apresentado por Luana Passos Reis, estudante de pós-graduação no IAG-USP.
Resumo:
Você sabia que os entornos e arredores dos buracos negros supermassivos atuam como um dos mais potentes aceleradores de partículas no Universo? Esta palestra de divulgação científica desvendará os processos físicos e radiativos que ocorrem nesses ambientes extremos, no disco de acreção, nos jatos relativísticos e na região coronal. Nosso enfoque está no potencial dessas Galáxias de Núcleo Ativo (AGNs), como Blazares e Seyferts, de acelerar partículas a energias extremas: de GeV a TeV, e até mesmo PeV (10 15 eV). Estudamos esses Pevatrons cósmicos justamente porque suas energias são tão altas que nem mesmo nossos aceleradores na Terra (como o Large Hadron Collider - LHC, que atinge energias na faixa de GeV) conseguem reproduzir. Para desvendar a dinâmica do plasma nesses ambientes, aplicamos a teoria de aceleração de partículas, com foco nos processos e instabilidades que geram turbulência. Isso nos permite estudar mecanismos altamente eficientes, como a reconexão magnética, que acelera partículas por meio de processos estocásticos. Essas fontes são promissoras para testar a teoria de aceleração dos Raios Cósmicos de Ultra Alta Energia (UHECRs), usando o Universo como nosso laboratório. Nossas descobertas são pautadas em simulações computacionais de ponta na teoria da magnetohidrodinâmica (incluindo relatividade, RMHD e GRMHD), e são comparadas com observações de alta energia. Utilizamos os dados do Fermi-LAT (NASA) para extrapolar resultados para a próxima geração de observatórios, como o Cherenkov Telescope Array Observatory (CTAO) e o ASTRI Mini-Array. Estes observatórios detectam a radiação Cherenkov emitida por chuveiros atmosféricos, e a Inteligência Artificial é usada como ferramenta poderosa para análise de dados e otimização computacional. Toda essa pesquisa se insere em uma colaboração internacional ativa, na qual institutos brasileiros, incluindo o IAG e o IFUSP, desempenham um papel central.
Link da transmissão: https://youtube.com/live/sXflGiVULkc
– O programa "Astronomia ao Meio-Dia" tem como objetivo a realização de palestras com linguagem acessível, direcionadas a estudantes de graduação. As apresentações acontecem sempre às quintas-feiras, às 12:00, no IAG/USP.