Doutorado: As ondas de calor em função da combinação em múltipla escala dos sistemasmeteorológicos envolvidos: estudo global com ênfase para a América do Sul

Data

Horário de início

14:00

Local

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

Defesa de tese de doutorado
Estudante: Isaque Saes Lanfredi
Programa: Meteorologia
Título: “As ondas de calor em função da combinação em múltipla escala dos sistemasmeteorológicos envolvidos: estudo global com ênfase para a América do Sul"
Orientador: Prof. Dr. Ricardo de Camargo - IAG/USP

Comissão Julgadora:

  1. Prof. Dr. Ricardo de Camargo – Presidente e Orientador
  2. Prof. Dr. Pedro Leite da Silva Dias - IAG/USP (por videoconferência)
  3. Dra. Mary Toshie Kayano – INPE (por videoconferência)
  4. Profa. Dra. Matilde Monica Rusticucci - UBA (por videoconferência)
  5. Prof. Dr. José Maria Brabo Alves – UECE (por videoconferência)

Resumo: 

As ondas de calor constituem um período prolongado com elevadas temperaturas potencialmente capaz de produzir impactos econômicos, biológicos e sociais. Com efeito, a literatura contém diversos trabalhos englobando uma ampla escala espaço-temporal dos sistemas meteorológicos envolvidos, indo desde estudos sinóticos de casos particulares, até a exploração das perturbações atreladas à dinâmica de baixa frequência. De fato, em uma perturbação de baixa frequência que favoreça temperaturas elevadas, eventualmente uma perturbação de frequência maior pode potencializar seus efeitos, dando origem às ondas de calor. Neste sentido, este trabalho objetiva estudar as ondas de calor em função das múltiplas escalas em função da combinação em múltiplas escalas dos sistemas meteorológicos envolvidos. Para isto aborda esses fenômenos em cada ponto de grade no domínio global pelos dados de reanálise, e através de regiões homogêneas de altas temperaturas que explicitam as distintas áreas pelas quais elas alas atuam particularmente. Neste contexto, primeiramente identifica as regiões homogêneas, usando correlações numa nova metodologia análoga aos mapas de teleconectividade, mas para as altas temperaturas. E depois a valida usando Análise Hierárquica de Cluster, adaptada à mesma finalidade. A caracterização das ondas de calor segue com análises estatísticas dos fenômenos identificados em domínio espaço-temporal, assim como pelo emprego de composições médias e anômalas dos campos meteorológicos para os dias pertencentes às ondas de calor. Em seguida, a tese reaproveita as metodologias utilizadas até aqui para os estudos regionais sobre a América do Sul (AS), se subdividindo em duas partes: uma relacionada ao estudo duma onda de calor que atuou em abril de 2016 em quase todo o Brasil, no contexto climatológico das teleconexões globais com aplicação das Funções de Influência; outra contextualizando as ondas de calor sobre o norte do Amazonas, aplicando Causalidade de Granger entre séries temporais. Os resultados para o estudo de caso sugerem representatividade deste evento com a climatologia das ondas de calor que acontecem na região afetada, podendo ser favorecidas pelo El Niño, bloqueios atmosféricos no Sudeste do Pacífico e Oscilação de Madden e Julian entre as fases 3 e 6. Já as altas temperaturas no norte do Amazonas se relacionam direta ou indiretamente ao Índice Oceânico Niño, Pacífico Sul América (PSA), Oscilação do Atlântico Norte, Oscilação de Madden-Julian, e Modo Meridiomal do Atlântico (índice TASI). O El Niño, em colaboração com a PSA e as elevadas temperaturas no Atlântico Norte, constituem o principal modo de variabilidade para essa região.


Palavras- chave: Ondas de Calor, Teleconexões, Funções de Influência, Causalidade de Granger