Mestrado: Ventos e feedback de buracos negros supermassivos

Auditório ADM210 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

Aluno: Ivan Carlos de Almeida
Programa: Astronomia
Título: Ventos e feedback de buracos negros supermassivos

Comissão julgadora
Prof. Dr. Rodrigo Nemmen da Silva - IAG/USP
Prof. Dr. Roderik Adriaan Overzier - ON/Rio de Janeiro-RJ e IAG/USP
Prof. Dr. Diego Antonio Falceta Gonçalves - EACH/USP
Profa. Dra. Thaisa Storchi Bergmann –UFRGS/Porto Alegre-RS – por videoconferência

O universo local é dominado por galáxias quiescentes com pouca, ou nenhuma, taxa atual de formação estelar. Uma vez que a formação estelar é suprimida numa possível fase de quasar do núcleo ativo da galáxia, o feedback de energia na forma de outflows do buraco negro supermassivo acretando a pequenas taxas é um dos principais candidatos a aquecer ou remover o gás do sistema. Nesse trabalho, executamos simulações hidrodinâmicas de escoamentos acretivos radiativamente ineficientes ao redor de buracos negros supermassivos e investigamos a geração de outflows pelo escoamento. Encontramos que escoamentos acretivos quentes podem produzir ventos subrelativísticos poderosos que carregam para fora consideráveis quantidades de energia e que podem providenciar feedback dentro da galáxia hospedeira.
Palavras-chave: buracos negros - discos de acreção - simulações numéricas - núcleos ativos de galáxia