Palestra: Mudança no uso da terra na Amazônia: amplificando as emissões de gases de efeito estufa e as condições de seca (USP 60+)

Data

Horário de início

13:00

Local

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

Neste mês de abril, o ciclo de palestras "Meteorologia e Mudanças Climáticas" terá como tema "Mudança no uso da terra na Amazônia: amplificando as emissões de gases de efeito estufa e as condições de seca". A apresentação é de Marco Aurélio de Menezes Franco (ACA/IAG/USP).
 
Resumo: A floresta amazônica é uma das regiões de maior biodiversidade do mundo e desempenha um papel crítico na regulação do clima da Terra, sequestrando gases de efeito estufa (GEE) da atmosfera. Em particular, a floresta é um importante sumidouro de carbono, capturando cerca de 2,2 bilhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) a cada ano e estocando cerca de 123 PgC de biomassa no solo e sua superfície . No entanto, atividades humanas como o desmatamento têm perturbado o equilíbrio natural desse ecossistema, levando a uma série de impactos ambientais que afetam tanto a região quanto o planeta como um todo. Nos últimos anos, tem havido uma preocupação crescente com o impacto das mudanças climáticas globais na Amazônia e como as mudanças nos padrões meteorológicos e nas concentrações de GEE na região podem, por sua vez, afetar o sistema climático global. O Brasil é o 7º maior emissor global de GEE, com 2,9 % do total das emissões mundiais. O Brasil tem um padrão único de emissão de GEE, com a fração mais considerável associada a mudanças no uso da terra e desmatamento, cujas terras são convertidas em pastagens e lavouras. Neste seminário, exploraremos os principais fenômenos de mudança no uso da terra na Amazônia e seu possível impacto no clima e nas concentrações de gases de efeito estufa. 
 
 
 
O ciclo de palestras "Meteorologia e Mudanças Climáticas" é realizado mensalmente pelo Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG, dentro do programa "USP 60+". Oferecimento presencial, com transmissão ao vivo pela internet e recebimento de perguntas via chat.
 
 
YouTube: https://www.youtube.com/c/DepartamentodeCiênciasAtmosféricasIAGUSP/live