ASTRI Mini-Array

ASTRI Mini-Array é um Precursor do Cherenkov Telescope Array (CTA) que terá 9 telescópios Cherenkov para o estudo dos eventos mais energéticos do Universo, abrindo pela primeira vez uma janela para energias acima de 1012 eV com  resolução angular jamais alcançada.  O ASTRI-MINI ARRAY está em construção em Tenerife, nas Ilhas Canárias e sua operação está prevista para 2025.

O projeto ASTRI é responsável pelo desenvolvimento do protótipo completo dos telescópios do tipo SSTs (Small Size Telescopes),  destinados à construção dessa categoria de telescópios para o CTA. Estes possuem sistema de dois espelhos, primário e secundário (SST-2M), de 4,3 m.

O estado de São Paulo participa do Projeto ASTRI em parceria com o INAF (Itália) e a North West University da África do Sul, através do financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Processos  FAPESP 13/10559-5 e  2021/02120-0). Esses projetos  temáticos são liderados pelo IAG-USP, contando com a parceria da EACH-USP e da Escola de Engenharia Mackenzie.

Coordenação no IAG: Elisabete Maria de Gouveia  Dal Pino 
Site: https://astri.iag.usp.br - https://www.oact.inaf.it/en/project/astri-mini-array-en/