Interpretação de dados aerogeofísicos para exploração aurífera na área do Projeto Córrego do Sítio, NE do Quadrilátero Ferrífero

Autor Daniel Shkromada de Oliveira
Orientador Marta Mantovani
Tipo de programa Mestrado
Ano da defesa 2014
Palavras chave Geofísica de exploração, Quadrilátero Ferrífero, ouro orogênico, modelamento tridimensional
Departamento Geofísica
Resumo

A região do Projeto Córrego do Sítio, localizada na porção nordeste do Quadrilátero Ferrífero, é conhecida por seu potencial aurífero, porém sua evolução geológica não é totalmente compreendida e ainda restam áreas pouco exploradas que carecem de estudos de detalhe adicionais. Neste trabalho dados magnéticos, gamaespectrométricos e eletromagnéticos aéreos foram analisados para contribuir para o entendimento geológico da área de interesse, caracterizar os depósitos auríferos conhecidos e definir alvos com base na assinatura geofísica estabelecida. A metodologia usada consistiu na interpretação dos dados em escala regional, seguida da interpretação em detalhe para desenvolvimento de um modelo exploratório, em seguida aplicado de forma a gerar alvos prospectivos em regiões pouco exploradas.

Depósitos do tipo São Bento estão associados a anomalias EM, a áreas de desmagnetização e a zonas de enriquecimento potássico, localizadas ao longo de zonas de cisalhamento NNE-SSW. Depósitos do tipo Córrego do Sítio são caracterizados pela ausência de anomalias magnéticas e EM e boa correlação com anomalias gamaespectrométricos. Falhas transcorrentes posteriores à formação dos depósitos exercem forte controle sobre as anomalias e indicam que houve retrabalhamento estrutural significativo na área. Modelagem tridimensional de dados magnéticos e EM indica que deslocamentos horizontais e verticais significativos entre blocos e rotação dos mergulhos dos condutores e marcadores magnéticos da área estão associados a falhas transcorrentes. Um modelo de frentes de empurrão foi considerado adequado para explicar as estruturas e movimentos relativos inferidos, já que a compressão diferencial requerida pode ter sido responsável pela geração das falhas transcorrentes, movimento dos blocos estruturais e geometria complexa de estruturas específicas.

Uma lista de alvos prospectivos foi criada com base nos modelos exploratórios concebidos. Foram considerados, principalmente, alvos do tipo São Bento, devido à boa resposta a métodos geofísicos, mas também foram identificados alvos do tipo Córrego do Sítio.

Anexo d_daniel_s_oliveira_corrigida.pdf