Quantificação da Contribuição Veicular para as Concentrações Atmosféricas de Material Particulado Fino e Black Carbon em São Paulo

Autor Ivan Gregório Hetem
Orientador Maria de Fátima Andrade
Tipo de programa Mestrado
Ano da defesa 2014
Departamento Ciências Atmosféricas
Resumo

Os grandes centros urbanos, como a região metropolitana de São Paulo, estão sujeitos a grandes concentrações dos poluentes, em especial devido à densidade industrial e suas frotas veiculares. O material particulado fino (MP2.5) tem sido estudado há muitos anos em São Paulo. Um ponto importante levantado nesses estudos é a dificuldade em se definir traçadores das fontes antrópicas, em especial da fonte veicular. Muitos dos compostos emitidos pelo processo de queima de combustíveis também estão presentes em outras fontes, inclusive a fonte de ressuspensão do solo. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo central quantificar a participação das emissões veiculares e de ressuspensão de solo na composição do Material Particulado Fino (MP2.5) em São Paulo. O projeto foi focado na avaliação dos compostos inorgânicos e Black Carbon, por meio do estudo de amostras de aerossóis atmosféricos colhidas em túneis em 2011 e na campanha de coleta do inverno de 2012. Nas campanhas dos túneis foram coletadas amostras internas e externas aos túneis (Jânio Quadros e Rodoanel trecho Oeste). As amostras da campanha de inverno foram coletadas no topo do bloco A do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências atmosféricas da USP. Nestes sítios também foram coletadas amostras de solo para caracterizar a fonte de ressuspensão da pavimentação. Para a quantificação do black carbon nas amostras foi desenvolvida uma nova curva resposta, ampliando o uso da técnica de refletância, por meio de um algoritmo genético. Com os dados de composição dessas amostras, a identificação das possíveis fontes foi realizada por meio da análise de fatores. Foram identificadas com análise de fatores três fontes principais do material particulado fino em São Paulo: combustão por veículos leves, combustão por veículos pesados e processos industriais e veiculares. A análise da ressuspensão do solo permitiu identificar e quantificar a contribuição desta fonte separadamente.

Anexo d_ivan_g_hetem_original.pdf