Diagrama de Hertzsprung-Russel como ferramenta de ensino de física: proposta de uma sequência didática

Autor Fornazari, Jeferson Fábio
Orientador Horvath, Jorge Ernesto
Tipo de programa Mestrado
Ano da defesa 2021
Palavras chave Astrofísica Astronomia Diagrama HR Física HR
Departamento Astronomia
Site web https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-17022022-160849/pt-br.p…
Resumo

O presente trabalho discorre sobre uma proposta de Sequência Didática a respeito do uso da Astronomia como recurso didático para o ensino de Física. A referida proposta foi aplicada em três classes da terceira série do Ensino Médio contando com a participação de quarenta e três alunos de uma Escola Estadual, localizada na área central na cidade de Americana-SP. Escola jurisdicionada à Diretoria de Ensino Região de Americana São Paulo. O recurso mediador proposto para tal feito foi o Diagrama de Hertzsprung-Russel Geral, levando em consideração conhecimentos prévios dos educandos desde o Ensino Fundamental até a presente situação. O objetivo educacional foi verificar se o uso da Astronomia favoreceria o aprendizado da Física, além de possibilitar o entendimento de como ocorre o processo de assimilação do conhecimento, pelo mecanismo do subsunçor de Ausubel. A Sequência Didática utilizada para essa pesquisa foi pré-elaborada por este professor/pesquisador e ministrada aos alunos, através de plataforma digital de gerenciamento de ensino e aprendizagem (Google Classroom) sob forma de pesquisa-ação. A Sequência Didática compreendeu nove encontros; com atividades desenvolvidas usando metodologias ativas, como: sala de aula invertida, estudo dirigido, mapas conceituais, debates, plantões de dúvidas, e acompanhamento em tempo real, tendo como plataforma de acesso Google Classroom, e interações via Google Meet, na intenção de proporcionar ao aluno a oportunidade de conhecer a Astrofísica e desenvolver as habilidades necessárias para adquirir o conhecimento proposto. Os dados coletados, desta pesquisa, abarcaram tanto as respostas escritas quanto as participações e interações dos alunos durante as aulas. Para cada uma das cinco sequências de ensino e aprendizagem propostas na Sequência Didática houve uma análise de dados e resultados utilizando-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin, com breve verificação do ensino remoto em contrapartida com o ensino híbrido. Para atingir a compreensão do Diagrama HR, envolveu-se assuntos sobre gravitação, equilíbrio hidrostático, radiação e espectro eletromagnético, fusão nuclear que são conceitos abordados na disciplina de Física. Esses assuntos foram abordados em diversas sequências de ensino e aprendizagem e trouxeram, como respostas avaliativas, informações que complementaram os conhecimentos prévios e, demonstraram evolução da aprendizagem de Física por meio da Astronomia. Assim, ao aprofundar-se na análise dos dados apresentados na pesquisa pode-se afirmar que a aprendizagem de Física foi facilitada pelo uso da Astronomia, uma vez que a maioria dos participantes indicou que o material mudou suas concepções.