Astronomia

Edital ATAc-IAG/005/2025

ABERTURA DE INSCRIÇÃO AO CONCURSO DE TÍTULOS E PROVAS VISANDO A OBTENÇÃO DO TÍTULO DE LIVRE DOCENTE, JUNTO AOS DEPARTAMENTOS DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

O Diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pela Congregação em 26/02/2025, estarão abertas, com início às 08:00 horas (horário de Brasília) do dia 31/03/2025 e término às 17:00 horas (horário de Brasília) do dia 15/04/2025, as inscrições ao concurso público de títulos e provas para concessão do título de Livre Docente junto aos Departamentos de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas,  nas respectivas áreas de conhecimento, nos termos do art. 125, parágrafo 1º, do Regimento Geral da USP, e respectivos programas que seguem:

1 – DEPARTAMENTO DE ASTRONOMIA:

Área de conhecimento: Astronomia

1.1. Especialidade: Astrofísica Estelar

Conjunto de disciplinas:

- Evolução Estelar (AGA5713): Propriedades físicas das estrelas. Condições físicas no interior estelar. Termodinâmica do interior estelar. Processos nucleares no interior estelar. Transporte de energia no interior estelar. Cálculo de estrutura estelar. Evolução anterior à sequência principal: a formação das estrelas. A sequência principal. Evolução posterior à sequência principal. Produtos finais da evolução estelar. Rotação, pulsação e perda de massa. Nucleossíntese.

- Processos Radiativos (AGA5731): Transferência radiativa. Campos de radiação. Polarização da luz. Radiação de partículas carregadas. Radiação de distribuição de partículas. Efeitos de relatividade especial. Processos: Bremsstrahlung, Radiação sincrotron e Espalhamento Compton. Efeitos de plasma. Transições atômicas radiativas e colisionais. Processos astrofísicos de emissão em linhas. Formação de linhas espectrais estelares. Relatividade Geral e Radiação Gravitacional. Emissão, absorção e detecção.

1.2. Especialidade: Astronomia Extragaláctica

Conjunto de disciplinas:

- Astronomia Extragaláctica (AGA5716): Considerações históricas. Classificação morfológica. Conteúdo gasoso e estelar das galáxias. Cinemática de galáxias espirais. Dinâmica de sistemas esferoidais. Núcleos ativos e não ativos de galáxias. Quasares e radiogaláxias. Distribuição espacial de galáxias. Grupo Local. Aglomerados e grupos de galáxias: estrutura e dinâmica; conteúdo galático e gasoso (emissão em raios-X). Lentes gravitacionais. Função de luminosidade e massa de galáxias, quasares e aglomerados. Efeitos ambientais sobre galáxias. Formação e evolução de galáxias, aglomerados e estrutura em grande escala. Radiação de fundo de 3K. Lei de Hubble-Lemaitre. Modelos e testes cosmológicos.

- Estrutura do Universo em Larga Escala (AGA5737): Cosmologia básica, eqs. de Friedman, distâncias em cosmologia, SN Ia, CMB; Formações de estruturas, colapso gravitacional e funções de massa e luminosidade; Distribuição de matéria em grande escala, funções de correlação e espectro de potência, BAOs, velocidades peculiares, Floresta Ly-alfa, superaglomerados e vazios, distribuição espacial de QSOs; Aglomerados de Galáxias, dinâmica, hidrodinâmica, lentes gravitacionais, contagem de aglomerados em cosmologia; Grupos de Galáxias, compactos, fósseis, Local e interações de galáxias.

2 – DEPARTAMENTO DE GEOFÍSICA

Área de conhecimento: Geofísica

Conjunto de Disciplinas:

- Introdução à Tectônica Global (AGG5722): Propagação de ondas elásticas no interior da Terra. Estrutura de velocidade e composição química da Terra. Isostasia. Litosfera e Astenosfera. Fluxo térmico terrestre. Deriva continental e Paleomagnetismo. Tectônica de placas: quadro geral, mecanismos e implicações.

- Teoria da Inversão em Geofísica (AGG5740): Problemas inversos em geofísica. Existência, unicidade e estabilidade de soluções. Problemas lineares e não-lineares. Informação a priori e regularização de problemas inversos. Informação a priori e introdução de vínculos. Métodos de busca aleatória. Métodos baseados em gradientes. Análise de ambiguidade. Resolução e estabilidade.

3 – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS:

Área de conhecimento: Meteorologia

Conjunto de Disciplinas:

- Meteorologia Física I (ACA0324): Termodinâmica da atmosfera: equação de estado; primeira e segunda lei da termodinâmica. Diagramas termodinâmicos, estabilidade atmosférica e parâmetros conservativos. Microfísica de nuvens: mudanças de fase; nucleação e crescimento de gotas. Estrutura de nuvens quentes e frias. Desenvolvimento de tempestades.

- Hidrometeorologia (ACA0339): O Ciclo hidrológico. Precipitação: métodos de medição, análise e previsão. Evaporação e evapotranspiração: métodos de estimativa. Hidrologia superficial: bacia hidrográfica e hidrograma de cheia, modelos de transformação de chuva e vazão, modelos hidrológicos, drenagem urbana. Estimativa de chuva por radar meteorológico e satélite.

- Meteorologia Dinâmica I (ACA0537): Revisão de cálculo vetorial. Fluidos ideais, compressíveis e incompressíveis. Sistemas de referência Lagrangeano e Euleriano. Trajetória de parcelas de ar. Forças fundamentais em sistemas inerciais. Forças em sistemas não inerciais na atmosfera. Equações da termodinâmica e da continuidade. Equações de Navier Stokes. Equação do movimento em coordenadas esféricas e cilíndricas. Sistema de coordenadas verticais.

- Meteorologia Tropical (AGM5711): Circulação tropical: sistemas de ventos, célula de Haddley e Walker. Balanço de energia nos trópicos. Transporte horizontal e vertical de energia: papel da circulações média meridional e dos turbilhões transientes e estacionários. Balanço de vorticidade e ciclo da energia cinética e potencial disponível.: exemplos em ciclones tropicais e ondas de leste. Papel da convecção úmida: efeito da convecção rasa e profunda. Impacto regional e remoto de fontes localizadas de calor na região tropical: interação trópicos/extratrópicos. Oscilações de grande escala na circulação tropical: ENSO eMadden-Julian.

 - Modelagem Numérica da Atmosfera (AGM5801): Revisão de equações básicas: modelos barotrópico não divergente, barotrópico divergente, quasi-geostrófico, balanceado, equações primitivas e modelos não hidrostáticos. Conceitos de equações de derivadas parciais: hiperbólicas, parabólicas e elípticas e classificação das equações típicas dos modelos meteorológicos. Exemplos de modelos simplificados da estrutura atmosférica: camada de mistura e modelos de dispersão de poluentes, modelo de água rasa. Métodos numéricos para equações hiperbólicas e parabólicas: esquemas de diferenças finitas e erros de truncamento; modos normais e estabilidade linear; esquemas de advecção e instabilidade não linear. Solução de equações elípticas, métodos diretos e de relaxação. Métodos numéricas baseados em volumes finitos, lagrangeanos e espectrais. Problemas específicos da previsão modelagem atmosférica em diferentes escalas: inicialização e assimilação de dados. Exemplos da construção de modelos acoplados (oceano-atmosfera e solo/planta/atmosfera) e problemas associados ao acoplamento de modelos de diferentes escalas temporais (splitting).

- Radiação Atmosférica I (AGM5822): Grandezas Radiométricas Básicas. Radiação de Corpo Negro. Radiação Solar. Radiação Terrestre. Equação de Transferência Radiativa. Absorção, Emissão e Espalhamento de Radiação. Taxas de aquecimento / resfriamento radiativo.

O concurso será regido pelos princípios constitucionais, notadamente o da impessoalidade, bem como pelo disposto no Estatuto e no Regimento Geral da Universidade de São Paulo e no Regimento do IAG-USP

Os pedidos de inscrição deverão ser feitos, exclusivamente, por meio do link https://uspdigital.usp.br/gr/admissao, no período acima indicado.

Edital

ATAc-IAG/005/2025

Inscrição

a

Anexos:

Anexo Tamanho
Recomendações Livre-Docencia IAG 763.96 KB
Edital ATAc-IAG/005/2025 Abertura de Inscrições Livre Docencia 519.85 KB

Resumo

Os alunos surdos enfrentam dificuldades específicas para o aprendizado de Astronomia. A base lexical de Libras, por exemplo, não supre ainda esse tipo de conhecimento, incorporando somente um pequeno número de sinais relativos ao vocabulário científico e astronômico. O mesmo acontecendo com relação as palavras do Português usadas com frequência pela Astronomia. Palavras como iluminada, superfície e densidade, por exemplo, não possuem sinal correspondente em Libras. Deste fato advém uma grande dificuldade de transmitir informações sobre os fenômenos dos astros.

Resumo

Os conteúdos tipicamente relacionados com a Astronomia estão presentes desde os Paramentos Curriculares Nacionais e, atualmente, na Base Nacional Comum Curricular, indicando que o Ensino de Astronomia está contemplado nas diretrizes curriculares e presente na formação dos alunos. Desse modo, o Ensino de Astronomia necessita dialogar com os currículos e seus pressupostos de formação integral e global do sujeito, e dialogar com as referências do Ensino de Ciências, que buscam formar um sujeito que reflete e gera intervenções na sua realidade.

Resumo

Neste trabalho temos como objetivo avaliar a viabilidade de implementar um experimento de radioastronomia para o ensino de física aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Desenvolvemos uma introdução teórica para compor um produto educacional, abordando o entendimento da luz como grandeza fundamental, até chegar nas recentes pesquisas de radioastronomia.

Resumo

Este trabalho apresenta o produto educacional, em uma sequência didática, para o ensino do movimento circular e uniforme (MCU), explorando a astronomia como objeto central dos estudos e tendo como objetivo principal a aplicação de um experimento durante o qual o movimento aparente das estrelas em torno do polo sul celeste (PSC) será analisado a fim de calcular a velocidade de rotação da Terra.

Resumo

A Astronomia se destaca dentre as Ciências Naturais por ter contribuído fortemente para o desenvolvimento das demais Ciências, tais como Matemática, Física, Química, Geologia, Geofísica, Meteorologia, Astronáutica e outras. A Astronomia como Ciência tem vínculo muito forte com o caráter observacional. Assim, o sentido da visão torna-se um mecanismo indispensável para o estudo da Astronomia. No presente estudo foram abordados tópicos de Astronomia, e que, por mais simples que sejam, traziam dúvidas tanto aos alunos cegos quanto aos alunos videntes.

Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma abordagem de transposição didática de ondas gravitacionais no contexto da formação inicial de professores de física. Nossa proposta utiliza uma analogia com o eletromagnetismo, especificamente entre radiação eletromagnética e radiação gravitacional. Demonstramos que a dedução da função que descreve a trajetória espiral de um elétron em direção ao núcleo (na perspectiva clássica do eletromagnetismo) é similar à dedução da função que descreve a trajetória espiral de um sistema binário coalescente, conforme a analogia desenvolvida por Hilborn (2018).

Resumo

Este trabalho tem como objetivo a elaboração de um texto sobre a “Uma História da Astronomia a partir dos avanços tecnológicos”, evidenciando como a introdução de novos equipamentos ou técnicas, como o telescópio ou a espectroscopia, alavancaram a pesquisa e o conhecimento astronômicos.

Resumo

O presente trabalho visa a apresentar um desenho de uma proposta de Sequência Didática (SD), que trata de um instrumento de planejamento de ensino usado, também, como objeto de pesquisa, auxiliando na investigação do trabalho do docente dentro de uma pesquisa metodológica, em que análises qualitativas acompanhadas de discussões para redesenhar iterativamente a SD foram utilizadas. O assunto proposto teve por objetivo