Astronomia

Edital ATAc-IAG/015/2024

ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS VISANDO O PROVIMENTO DE 01 (UM) CARGO DE PROFESSOR DOUTOR NO DEPARTAMENTO DE ASTRONOMIA DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

O Diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP) torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pela Congregação em sessão de 19/06/2024, estarão abertas, pelo prazo de 90 (noventa) dias, com início às 08 horas (horário de Brasília) do dia 05/11/2024 e término às 17 horas (horário de Brasília) do dia 03/02/2025, as inscrições ao concurso público de títulos e provas para provimento de 01 (um) cargo de Professor Doutor, referência MS-3, em Regime de RDIDP, claro/cargo no 1245376, com o salário de R$ 15.498,97 (maio/2024), junto ao Departamento Astronomia, na área de conhecimento Astronomia, especialidade Ecossistemas Galácticos, nos termos do art. 125, parágrafo 1o, do Regimento Geral da USP, e o respectivo programa que segue:

AGA0299 - Astrofísica Galáctica e Extragaláctica - 1- Perspectiva histórica: os primeiros passos no século XVIII, medidas de distância, o grande debate, Edwin Hubble. 2- A Galáxia: uma visão geral, absorção interestelar, vizinhança solar, cinemática, populações estelares, disco, halo, bojo, barra e núcleo, curva de rotação, modelos de formação. 3- O que são as galáxias: classificação morfológica, propriedades fotométricas, função de luminosidade, formação e evolução de galáxias, perspectiva cosmológica. 4- Galáxias do tipo disco (S0, S): distribuição de brilho, discos, bojos, estrutura espiral, curva de rotação, relação Tully-fisher, matéria escura. 5- Galáxias Elípticas (E): distribuição de brilho, dispersão de velocidades, plano fundamental. 6- O Grupo Local: Via Láctea, M31, satélites, galáxias anãs. 7- Grupos e aglomerados de galáxias: grupos, aglomerados, função de correlação, relação morfologia-densidade, interações entre galáxias, lentes gravitacionais. 8- Galáxias de Núcleo Ativo: buracos negros supermassivos, modelo unificado, galáxias LINER e Seyfert, quasares, rádio galáxias, blazares.

O concurso será regido pelos princípios constitucionais, notadamente o da impessoalidade, bem como pelo disposto no Estatuto e no Regimento Geral da Universidade de São Paulo e no Regimento do IAG/USP.

Os pedidos de inscrição deverão ser feitos, exclusivamente, por meio do link https://uspdigital.usp.br/gr/admissao no período acima indicado.

 


Call for Faculty Position, Notice ATAc-IAG/015/2024

CALL FOR ONE FACULTY POSITION IN THE DEPARTAMENTO DE ASTRONOMIA OF THE INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFISICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, BRAZIL

The Dean of the Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas of the Universidade de São Paulo (IAG/USP), São Paulo, Brazil, invites applications for a full-time tenure-track position. The call will be open for 90 (ninety) days, from November 05th, 2024, at 8 a.m., to February 03rd, 2025, at 5 p.m. (GMT -3). This position number 1245376 comprises full-time dedication to research and teaching, level MS-3, RDIDP, and the non-negotiable entry-level annual salary (MS-3 level) is R$ 206.136,30 plus benefits, relative to May 2024, at the Departamento de Astronomia, in the field of Astronomy, Specialty Galactic Ecosystems, under the terms of art. 125, paragraph 1, of the General Rules of USP. A detailed description of the program for the examinations is presented as follows:

AGA0299 - Galactic and Extragalactic Astrophysics: 1- Historical perspective: the first steps in the 18th century, distance measurements, the great debate, Edwin Hubble. 2- The Galaxy: an overview, interstellar absorption, solar neighborhood, kinematics, stellar populations, disk, halo, bulge, bar and nucleus, rotation curve, formation models. 3- What are galaxies: morphological classification, photometric properties, luminosity function, galaxy formation and evolution, cosmological perspective. 4- Disk galaxies (S0, S): brightness distribution, disks, bulges, spiral structure, rotation curve, Tully-Fisher relation, dark matter. 5- Elliptical galaxies (E): brightness distribution, velocity dispersion, fundamental plane. 6- The Local Group: Milky Way, M31, satellites, dwarf galaxies. 7- Galaxy groups and clusters: groups, clusters, correlation function, morphology-density relation, galaxy interactions, gravitational lenses. 8- Active Galactic Nuclei: supermassive black holes, unified model, LINER and Seyfert galaxies, quasars, radio galaxies, blazars.

The contest will be ruled by Brazilian constitutional principles, notably that of impersonality, as well as by the provisions of the Statute and General Regulations of the Universidade de São Paulo and the Regulations of IAG/USP.

Applications must be exclusively submitted using the website https://uspdigital.usp.br/gr/admissao in the period stated above.

Edital

ATAc-IAG/015/2024

Departamento

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Resumo

Neste trabalho são investigadas as propriedades fotométricas (índices de cores) de galáxias de 20 aglomerados próximos (0.03 < z < 0.3), observados pelo XMM-Newton e presentes no SDSS, e são estabelecidas correlações com a emissão em raios-X do meio intra-aglomerado, discernindo entre aglomerados com e sem cool-core. Foco é dado para o estudo da metodologia da redução e análise de dados em raios-X, onde aplicamos a técnica desenvolvida em Snowden et al. (2008).

Resumo
Neste trabalho abordamos noções de Astronomia por meio do contexto histórico. Mais especificamente, exploramos algumas contribuições de Tycho Brahe para essa ciência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual desenvolvemos e aplicamos uma sequência didática fundamentada nos três momentos pedagógicos e na ideia de problematização de Delizoicov, e nas principais contribuições de Brahe para a Astronomia. Para isso utilizamos um artigo de divulgação científica que simula uma entrevista com esse astrônomo.
Resumo
Resumo: A questão inicial da presente pesquisa foi como didatizar o Ensino de Astronomia na Educação Básica. Este trabalho partiu da análise da presença da Astronomia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2019 como um dos documentos norteadores para reformulação dos currículos escolares em todas unidades de ensino do país. Verificou-se que os conceitos relacionados à Astronomia ocorriam de maneira diluída e dispersa na BNCC e que o potencial de transversalidade do saber astronômico não era explicitado.
Resumo
O objetivo deste trabalho é explorar o potencial da ficção científica como um recurso pedagógico para o ensino de Astronomia. Para realizar tal intento, adotamos o método historiográfico e conduzimos uma revisão bibliográfica sobre o tema. Além disso, foram realizadas entrevistas com membros da comunidade astronômica. A presente pesquisa se funda em princípios aristotélicos, que consideram a poética termo que, na antiguidade, era sinônimo de ficção como pedagogicamente superior em termos de eficácia.
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo desenvolver uma abordagem das lentes gravitacionais visando uma aplicação voltada para o Ensino Médio. Os efeitos das lentes gravitacionais podem ser observados em diversos fenômenos de observação astronômica, sendo que seu entendimento é de grande importância para a divulgação dos conhecimentos científicos que envolvem os últimos avanços da ciência entre os alunos de ensino básico, além de contextualizar importantes conceitos de física moderna.
Resumo
Sempre fui um professor conteudista, adoro explicar teoria e resolver exercícios, por outro lado desde a minha formação aprendi a importância que as experiências e as aplicações práticas, da Física e das Ciências em geral, possuem no aprendizado. A sociedade mudou, os estudantes mudaram e a escola está se tornando sem atrativos aos estudantes, e se alguma mudança não for feita, esse desinteresse só deve aumentar. As Metodologias Ativas têm o potencial de melhorar a experiência de aprendizado dos estudantes, gerando maior interesse e engajamento.
Resumo
Este trabalho tem como proposta principal, apresentar quatro sequências didáticas que fazem junção entre os principais conteúdos da Física Moderna, que estão na grade curricular do terceiro ano do ensino médio com temas norteadores da Astronomia, para dessa forma, tornar esse conteúdo mais motivador, mas sem perder os conceitos principais aprendidos durante esse percurso.
Resumo
Esta dissertação destina-se a educadores, curiosos e interessados em conhecimentos de culturas indígenas, especialmente os conhecimentos relativos às observações celestes dos povos Guarani. Inicialmente foi realizada uma compilação dos principais conhecimentos registrados sobre estes saberes, visando a sua utilização na elaboração de práticas didáticas em astronomia.
Resumo
A Formação Continuada de Professores é uma importante ferramenta que contribui com o profissional da educação em todas as áreas. Da mesma forma, no ensino de Astronomia, é necessário que ela seja sensível à necessidade dos docentes, contribuindo e agregando em suas rotinas e práticas pedagógicas.