Poética cósmica: a ficção científica como recurso paradidático no ensino de Astronomia

Autor Alexey Dodsworth Magnavita de Carvalho
Orientador Amancio Cesar Santos Friaca
Tipo de programa Mestrado
Ano da defesa 2023
Palavras chave astronomia
ciências da natureza
contrafactuais
ficção científica
Departamento Astronomia
Resumo
O objetivo deste trabalho é explorar o potencial da ficção científica como um recurso pedagógico para o ensino de Astronomia. Para realizar tal intento, adotamos o método historiográfico e conduzimos uma revisão bibliográfica sobre o tema. Além disso, foram realizadas entrevistas com membros da comunidade astronômica. A presente pesquisa se funda em princípios aristotélicos, que consideram a poética termo que, na antiguidade, era sinônimo de ficção como pedagogicamente superior em termos de eficácia. A ficção científica é um gênero que frequentemente explora não apenas o progresso tecnológico, mas sobretudo as possíveis consequências das inovações científicas, sociais e técnicas. Por um lado, graças às narrativas de alerta, a ficção provoca discussões éticas significativas e advertências de perigo decorrentes do progresso descontrolado. Eventualmente, serve até mesmo como inspiração para descobertas e avanços científicos do mundo real. Por outro lado, a ficção científica também pode cativar as pessoas ao oferecer cenários maravilhosos, realidades alternativas baseadas no entendimento científico atual. Seu impacto na cultura popular tem sido cativante, inspirando novas gerações de astrônomos e cientistas com narrativas contrafactuais instigantes. No que diz respeito ao ensino de Astronomia, a ficção científica tem se provado uma ferramenta importante, pois torna conceitos complexos acessíveis aos alunos e estimula a curiosidade. Além disso, a ficção científica pode ser útil para incentivar os alunos a explorar o universo, estimulando-os a seguir carreiras científicas, especialmente em Astronomia. Apesar de ser uma ferramenta útil, é comum os astrônomos objetarem que, ao recorrerem a conceitos astronômicos e fenômenos cósmicos para apresentar suas histórias, os autores podem ser plausíveis, mas às vezes estão longe disso. A presente dissertação pretende enfrentar o problema da plausibilidade científica, a fim de oferecer uma resposta à pergunta: quão correta deve ser uma narrativa de ficção científica quando se trata de uma proposta pedagógica?
Anexo MPEA.pdf