A valorização do ensino da astronomia indígena na educação brasileira

Autor Jéssica Fátima de Souza Resterich Oliveira
Orientador Amancio Cesar Santos Friaca
Tipo de programa Mestrado
Ano da defesa 2022
Palavras chave Astronomia cultural
Astronomia indígena
Diversidade cultural
Interdisciplinaridade
Metodologia ativa
Transdisciplinaridade.
Departamento Astronomia
Resumo
A astronomia indígena na educação brasileira é relevante para todos os níveis de formação escolar, sendo interessante inseri-la logo no ensino fundamental, pois o tema explora várias áreas do conhecimento, promove a diversidade cultural, a valorização dos conhecimentos indígenas e aumenta a autoestima do aluno. Valorizar as diferenças culturais na educação está na Lei nº 11.645 de 10 de março de 2008, que torna obrigatórias as histórias e culturas afrobrasileira e indígena no currículo oficial da rede de ensino (BRASIL, 2008). Contudo, apenas a legislação é insuficiente para o combate ao racismo e a discriminação étnica na educação. Trabalhando com a pluralidade cultural dos temas transversais na educação, seguindo as exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), utilizando da metodologia ativa de ensino e as abordagens interdisciplinar e transdisciplinar, o presente trabalho buscou inserir atividades no Planetário Johannes Kepler - PJK e Núcleo de Observação do Céu - NOC, com o objetivo de promover a valorização do ensino de Astronomia indígena na educação brasileira. Seguimos três caminhos: 1) munindo os docentes com ferramentas de ensino; 2) divulgando para a comunidade; 3) enriquecendo os conteúdos escolares do Ensino Básico. As propostas e os desafios que vieram junto da realização do trabalho, tornou possível expandi-lo com a inserção de palestras de divulgação da Astronomia indígena em outros espaços, com a elaboração de materiais táteis para crianças com deficiência visual e com a roteirização de vídeos utilizados na construção de materiais audiovisuais (com acessibilidade para deficientes auditivos) disponíveis gratuitamente na internet. Assim, a pesquisa contribuiu com a perpetuação dos conhecimentos indígenas e a promoção da diversidade cultural, atendendo diferentes públicos, como crianças, jovens e idosos, com produtos educacionais diversos e inclusivos.
Anexo RESTERICH.pdf