Astronomia

Body

http://www.astro.iag.usp.br/~maciel/teaching/ensino.html

Body

http://www.astro.iag.usp.br/~maciel/teaching/ensino.html

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo da habitabilidade na Galáxia tanto para vida simples (microbiana) como para a vida complexa com base no cálculo da Zona Habitável Galáctica (ZHG). A extensão da ZHG é obtida levando-se em conta a probabilidade de uma estrela abrigar planetas telúricos na sua Zona Habitável Circunstelar (ZHC), a escala de tempo de evolução da vida e as ameaças por supernovas às biosferas.

Resumo

O universo local é dominado por galáxias quiescentes com pouca, ou nenhuma, taxa atual de formação estelar. Uma vez que a formação estelar é suprimida numa possível fase de quasar do núcleo ativo da galáxia, o feedback de energia na forma de outflows do buraco negro supermassivo acretando a pequenas taxas é um dos principais candidatos a aquecer ou remover o gás do sistema.

Resumo

Desde seu lançamento em 2008, o Fermi Gamma-ray Space Telescope abriu uma nova janela para o lado extremo do Universo e vem explorando aceleradores de partículas astrofísicos como buracos negros supermaciços em núcleos ativos de galáxias (AGNs), explosões de estrelas no Universo longínquo e vários outros fenômenos.