Concerto OSUSP: Cosmogonias Sonoras

Auditório CDI (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310 - Cid. Universitária)

Parte da série "Torre do Relógio", o concerto Cosmogonias Sonoras, com regência do maestro Tobias Volkmann, abordará as diferentes perspectivas de criação do Universo – para isso começa uma jornada com os mitos fundadores da humanidade e se encerra com a visão empírica e científica. O programa inicia com A Criação: Abertura – A representação do caos, de Joseph Haydn, seguindo por Sinfonia dos orixás: II. Manifestação dos orixás: No. 13, Iansã, de Almeida Prado, e Abertura Zemira, de José Maurício Nunes Garcia. Com as três primeiras obras, a orquestra finaliza a porção transcendente do repertório e adentra o cientificismo e empirismo da cosmologia, com Abertura Helios, de Nielsen, e Eclíptica – Treze constelações sinfônicas, de Mateus Araujo. O concerto é realizado em parceria com o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), com a participação de seus docentes para uma breve discussão sobre as ciências cosmológicas e seus impactos para a contemporaneidade.

Mais informações em: https://osusp.prceu.usp.br/

Anexo