Mestrado: “Astronomia Amadora como Recurso Didático: Possibilidades para o Ensino do Ciclo de Vida Estelar na Educação Básica

Data

Horário de início

09:00

Local

Sala de aula P209 - Bloco Principal - IAG/USP

Defesa de dissertação de mestrado
Aluno: Denise Maciel Selmo
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia
Título: “Astronomia Amadora como Recurso Didático: Possibilidades para o Ensino do Ciclo de Vida Estelar na Educação Básica”
Orientador: Prof. Dr. Elysandra Figueredo Cypriano - IAG/USP

Comissão Julgadora

Banca examinadora:

  1. Profa. Dra. Elysandra Figueredo Cypriano – Presidente e Orientadora – IAG/USP
  2. Prof. Dr. Roberto Dell'Aglio Dias da Costa - IAG/USP
  3. Prof. Dr. Marco Aurélio de Menezes Franco - IAG/USP
  4. Profa. Dra. Flávia Polati Ferreira – UFRN (por videoconferência)

 

Resumo: Essa dissertação apresenta um produto educacional em forma de uma sequência didática que aborda conceitos fundamentais sobre Evolução Estelar, constituída de 11 planos de aulas que buscam trabalhar os conteúdos abordados com o suporte de atividades observacionais realizadas pelos estudantes em sala de aula ou em casa, bem como com o auxílio da astronomia amadora presente em sua cidade ou região por meio de clubes de astronomia ou astrônomos amadores independentes. A sequência poderá ser aplicada como itinerário formativo, trilha de aprendizagem ou curso optativo para o Ensino Médio e partirá do estudo do Sol que será o parâmetro para as demais estrelas através do estudo das suas propriedades, características principais e sua evolução. Cada plano é composto de uma aula conceitual acompanhada de uma atividade prática que auxiliará o trabalho pedagógico desenvolvido. Espera-se que após a aplicação do produto educacional os alunos participantes tenham uma visão mais abrangente e aprofundada sobre as Estrelas. O objetivo da sequência didática é propor aulas dialógicas nas quais estudantes do Ensino Médio , na faixa etária entre 15 e 17 anos, sejam ativos na aquisição do conhecimento, aproveitando sua aptidão com o uso da tecnologia e mídias digitais e ao mesmo tempo levando-os a entender os movimentos celestes com seus sentidos e suas observações a olho nu ou com instrumentos ópticos. O produto educacional foi aplicado em duas escolas públicas, com estudantes do Ensino Médio na faixa etária entre 15 e 17 anos, e sua eficácia foi avaliada por meio de questionários, observações em sala e registros das discussões em grupo. Os resultados indicam que os alunos ampliaram significativamente sua compreensão sobre os conceitos astronômicos abordados, demonstrando engajamento nas atividades propostas. Além disso, a aplicação da sequência didática possibilitou reflexões importantes sobre as concepções prévias dos estudantes, suas dificuldades e o processo coletivo de construção do conhecimento.

 

Palavras-chave: Ensino de Astronomia. Ensino Básico. Astronomia Amadora. Evolução Estelar. Observação do Céu.