Mobilidade para estudantes de graduação (IAG)

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional permite e incentiva estudantes da USP a cursarem disciplinas e desenvolverem demais atividades acadêmicas em Instituições Estrangeiras de Ensino Superior e Pesquisa. Fazer um intercâmbio de graduação possibilita abrir horizontes, adquirir novos conhecimentos, ampliar oportunidades de empregabilidade, enriquecer o repertório cultural e a experiência individual.

O aluno de graduação interessado em realizar intercâmbio deve pesquisar sobre o país e as instituições de ensino superior que lhe atraem. Além disso, é interessante que o aluno procure por um membro da CCNI para se informar sobre as possibilidades de intercâmbio, principalmente em instituições que já possuem contatos estabelecidos com docentes do IAG. Recomenda-se também que o candidato dê início à busca com a devida antecedência, atentando-se aos prazos de inscrição, critérios de admissão, exigências financeiras e proficiência na língua exigida pelo curso ou estágio. Diante do interesse, o aluno deve verificar, ainda, se a instituição possui convênio acadêmico vigente com o IAG ou com a USP.

Requisitos gerais

Obs.: Cada edital pode apresentar outros requisitos.

  • Ser aluno regularmente matriculado na graduação da USP;
  • Ter cursado ao menos 20% e até 90% do número total dos créditos em disciplinas obrigatórias;
  • Bom desempenho acadêmico;
  • Ter domínio do idioma do país de destino.

Período de Intercâmbio

  • Seis meses, podendo ser prorrogado para até dois anos, não ultrapassando 4 (quatro) semestres, conforme Resolução CoG nº 4974/02.

Responsabilidades do aluno

  • Providenciar passaporte e demais documentos requisitados em tempo hábil;
  • Obter o visto de acordo com as normas de cada país;
  • Passagens aéreas, seguro saúde e moradia serão de inteira responsabilidade do aluno. Algumas universidades oferecem moradia estudantil. Em qualquer caso, toda e qualquer questão referente à moradia deverá sempre ser tratada diretamente entre o aluno e a instituição de destino ou entre o aluno e a administração do alojamento;
  • Entregar a Ficha de Intercâmbio (no anexo abaixo) devidamente preenchida, impressa e assinada na Assistência Técnica Acadêmica, com antecedência mínima de 10 dias ao início do intercâmbio;
  • Ao retornar o aluno deve apresentar o Relatório de Intercâmbio e Histórico Escolar em que constem todas as disciplinas cursadas no exterior ou uma declaração das atividades desenvolvidas emitida pela instituição/orientador estrangeiro quando o intercâmbio visar exclusivamente pesquisa.

Mobilidade para instituições conveniadas

Oportunidades de intercâmbio com instituições conveniadas à USP são disponibilizadas através de editais oferecidos pela AUCANI, cujas inscrições são feitas exclusivamente pelo Sistema Mundus.

É possível pleitear um intercâmbio além dos editais com uma instituição conveniada com o IAG ou a USP, mas cada caso deverá ser analisado individualmente.

Importante: Os processos de seleção não garantem a concessão de apoio financeiro, exceto quando estabelecido no próprio edital. Os convênios do IAG ou da USP não preveem bolsas de estudos. Portanto o aluno deve responsabilizar-se pelas despesas: passagem aérea, estadia, seguro-saúde e pessoais, utilizando recursos próprios ou pleitear bolsa/auxílio financeiro de programas da USP ou externos, observando os editais específicos para este fim. Em geral, os convênios estabelecem o número de vagas, a isenção de taxas escolares e o reconhecimento dos créditos.

Mobilidade para instituições não-conveniadas

É possível pleitear o intercâmbio em uma instituição não conveniada através de consultas individuais. Entre em contato com a CCNI para mais informações.

O interessado deve visitar o site da instituição de destino com a finalidade de verificar o que é exigido e oferecido por ela. A USP não arca com despesas acadêmicas (taxas, matrícula, mensalidade), ou com despesas pessoais e de transporte do estudante durante seu período de intercâmbio.

Matrícula

O aluno de graduação que realiza intercâmbio para cursar disciplinas ou fazer estágio no exterior é matriculado em “Cursando Disciplina no Exterior”. Para solicitar esta matrícula o aluno deve entregar a Ficha de Intercâmbio, preenchida e assinada na CCNI (Assistência Técnica Acadêmica - Sala ADM-303).

Equivalência de disciplinas cursadas no exterior com disciplinas no IAG

Para equivalência das disciplinas (dispensa/aproveitamento de estudos), o aluno deverá preencher formulário no Serviço de Graduação, apresentando:

  • Histórico escolar em papel timbrado, carimbo da instituição de origem com assinatura e comprovação do número de horas realizadas.
  • Programa da disciplina cursada, com carimbo e assinatura da Instituição de origem.

Obs: O encaminhamento para apreciação do pedido somente será feito mediante a apresentação dos documentos acima.

Validação do intercâmbio

Todos os estudantes que participam de intercâmbio internacional devem obrigatoriamente apresentar relatório impresso e assinado, além de comprovante de atividades emitido pela instituição estrangeira ou histórico das disciplinas cursadas. Estes documentos devem ser entregues na CCNI/IAG e serão analisados pela Comissão de Graduação para validação do intercâmbio.

Sugestão de roteiro para relatório

I. Nome / Período / Local
II. Introdução: Escrever uma introdução breve (máximo de meia página)
III. Objetivo(s): Descrever os objetivos do intercâmbio
IV. Descrição das atividades: Desenvolver texto descrevendo as atividades realizadas seguindo o roteiro abaixo (sem necessariamente dividir em tópicos)
i) Descrição da Instituição de Intercâmbio: Descrição do local (cidade, instituição, etc., anexar fotos).
ii) Atividades desenvolvidas: Comentar as atividades realizadas na Instituição de Ensino/Pesquisa focando: disciplinas cursadas e seus objetivos, créditos obtidos, responsável, equivalência com disciplinas a serem cursadas no IAG, outras atividades desenvolvidas. 
iii) Relevância do intercâmbio: Comentários sobre a importância do intercâmbio para sua formação.
iv) Dificuldades e/ou facilidades encontradas.
v) Trabalhos apresentados (se houver): Descrever resumidamente os trabalhos apresentados, autores e fonte de publicação.
vi) Visitas realizadas (se houver): Descrever resumidamente as visitas realizadas e a importância para sua formação.
vii) Contatos realizados (se houver): relacionar a Instituição, os contatos (nome completo) com e-mail e endereço para futuras relações acadêmicas e científicas.
Prazo de entrega: 30 dias após o término do intercâmbio. Não colará grau o aluno que estiver com essa pendência no histórico escolar.

Oportunidades 

Anexo Tamanho
Ficha de Intercâmbio (docx) 111.4 KB