Linhas de Pesquisa

A nossa atividade de pesquisa é descrita, em linhas gerais, pelos temas que contém uma breve descrição dos grandes objetivos e trabalhos realizados em cada subárea  e em cada linha de pesquisa.  Normalmente, o resultado final dessas pesquisas em andamento são as publicações submetidas às revistas especializadas de ensino de  Física e Astronomia. Para os graduados que tenham interesse em participar das atividades desenvolvidas em alguma das linhas de pesquisa sugerimos que entre em contato com um docente através de seu e-mail (disponibilizado na página que contém a lista dos orientadores). 

Para obter o  título de Mestre em Ensino de Astronomia  o  candidato  deverá escrever e defender, perante uma banca, uma dissertação de Mestrado contendo algum produto educacional. O produto educacional poderá envolver as mais variadas formas, como por exemplo, a produção de um material didático, softwares educacionais, ou qualquer outro  produto educacional em instrumentação e/ou recursos didáticos para o ensino de astronomia. Isto significa que a dissertação é a própria descrição da aplicação didática e utilidade do produto e sempre que possível, será estimulado o registro de patentes. O trabalho deve ser dotado de referencial teórico consistente e deve demonstrar capacidade de expressão bem estruturada e domínio de conteúdos das disciplinas de Astronomia. 

Para mais informações entre em contato conosco pelo e-mail cpgiag@usp.br e tire suas dúvidas.

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

1. História da Astronomia e da Cosmologia

a) Divulgação Científica em Astronomia e Cosmologia

Identificação das principais dificuldades na divulgação científica de astronomia e cosmologia e busca de soluções para superá-las. Discussão das implicações científicas e filosóficas das descobertas astronômicas e cosmológicas. Investigação do impacto da astronomia e cosmologia na arte e na cultura contemporâneas.

b) História e Filosofia da Astronomia

Discussão da construção e evolução dos conceitos no campo da astronomia. Elaboração de estratégias de estudo da história e a filosofia da astronomia em sala de aula. Investigação dos problemas e das principais questões motivadoras, das revoluções conceituais e das soluções historicamente estabelecidas.

c) Origem e Evolução da Vida no Universo

Caracterização e elaboração de conceitos visando integrar as ideias oriundas das diversas áreas (química, física, biologia e geologia) sobre a origem e evolução da vida no contexto cósmico. Discussão das condições sob as quais a vida se desenvolveu na Terra, bem como a possível existência de vida em ambientes astronômicos. Estudo das consequências de uma origem cósmica da vida para nossa visão da humanidade, sua história e seu futuro.

2. Astronomia na Educação

a) Instrumentação, Informática e outras Tecnologias no Ensino da Astronomia

Utilização e construção de equipamentos astronômicos para fins didáticos. Proporcionar a prática observacional necessária para desenvolver experimentos de observação astronômica possíveis de ser aplicados em sala de aula. Investigação das ferramentas de informáticas, de uso livre, disponíveis e de sua utilização como facilitadoras do ensino e da aprendizagem nas áreas da astronomia.

b) Produção de Material Didático para a Educação Fundamental, Média e Superior

Identificação das principais carências didático-pedagógicas e produção de livros textos na área de astronomia. Transposição didática do saber acadêmico e dos principais conceitos na área da Astronomia a fim de transformá-lo em saber ensinar o que é apreensível pelos alunos.

Orientadores

  • Amâncio Cesar Santos Friaça
  • Amaury Augusto de Almeida
  • Augusto Damineli Neto
  • Elysandra Figueredo Cypriano
  • Enos Picazzio
  • Jane Cristina Gregorio Hetem
  • Jorge Ernesto Horvath
  • José Ademir Sales de Lima
  • Nelson Vani Leister
  • Ramachrisna Teixeira
  • Roberto Dell'Aglio Dias da Costa