Linhas de Pesquisa
A nossa atividade de pesquisa é descrita, em linhas gerais, pelos temas que contém uma breve descrição dos grandes objetivos e trabalhos realizados em cada subárea e em cada linha de pesquisa. Normalmente, o resultado final dessas pesquisas em andamento são as publicações submetidas às revistas especializadas de ensino de Física e Astronomia. Para os graduados que tenham interesse em participar das atividades desenvolvidas em alguma das linhas de pesquisa sugerimos que entre em contato com um docente através de seu e-mail (disponibilizado na página que contém a lista dos orientadores).
Para obter o título de Mestre em Ensino de Astronomia o candidato deverá escrever e defender, perante uma banca, uma dissertação de Mestrado contendo algum produto educacional. O produto educacional poderá envolver as mais variadas formas, como por exemplo, a produção de um material didático, softwares educacionais, ou qualquer outro produto educacional em instrumentação e/ou recursos didáticos para o ensino de astronomia. Isto significa que a dissertação é a própria descrição da aplicação didática e utilidade do produto e sempre que possível, será estimulado o registro de patentes. O trabalho deve ser dotado de referencial teórico consistente e deve demonstrar capacidade de expressão bem estruturada e domínio de conteúdos das disciplinas de Astronomia.
Para mais informações entre em contato conosco pelo e-mail cpgiag@usp.br e tire suas dúvidas.
Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa
1. História da Astronomia e da Cosmologia
a) Divulgação Científica em Astronomia e Cosmologia
Identificação das principais dificuldades na divulgação científica de astronomia e cosmologia e busca de soluções para superá-las. Discussão das implicações científicas e filosóficas das descobertas astronômicas e cosmológicas. Investigação do impacto da astronomia e cosmologia na arte e na cultura contemporâneas.
b) História e Filosofia da Astronomia
Discussão da construção e evolução dos conceitos no campo da astronomia. Elaboração de estratégias de estudo da história e a filosofia da astronomia em sala de aula. Investigação dos problemas e das principais questões motivadoras, das revoluções conceituais e das soluções historicamente estabelecidas.
c) Origem e Evolução da Vida no Universo
Caracterização e elaboração de conceitos visando integrar as ideias oriundas das diversas áreas (química, física, biologia e geologia) sobre a origem e evolução da vida no contexto cósmico. Discussão das condições sob as quais a vida se desenvolveu na Terra, bem como a possível existência de vida em ambientes astronômicos. Estudo das consequências de uma origem cósmica da vida para nossa visão da humanidade, sua história e seu futuro.
2. Astronomia na Educação
a) Instrumentação, Informática e outras Tecnologias no Ensino da Astronomia
Utilização e construção de equipamentos astronômicos para fins didáticos. Proporcionar a prática observacional necessária para desenvolver experimentos de observação astronômica possíveis de ser aplicados em sala de aula. Investigação das ferramentas de informáticas, de uso livre, disponíveis e de sua utilização como facilitadoras do ensino e da aprendizagem nas áreas da astronomia.
b) Produção de Material Didático para a Educação Fundamental, Média e Superior
Identificação das principais carências didático-pedagógicas e produção de livros textos na área de astronomia. Transposição didática do saber acadêmico e dos principais conceitos na área da Astronomia a fim de transformá-lo em saber ensinar o que é apreensível pelos alunos.
Orientadores
- Amâncio Cesar Santos Friaça
- Amaury Augusto de Almeida
- Augusto Damineli Neto
- Elysandra Figueredo Cypriano
- Enos Picazzio
- Jane Cristina Gregorio Hetem
- Jorge Ernesto Horvath
- José Ademir Sales de Lima
- Nelson Vani Leister
- Ramachrisna Teixeira
- Roberto Dell'Aglio Dias da Costa