Parque dedicado ao Ensino de Astronomia: uma abordagem do Ensino não formal

Autor Pablo Roberto Carriel Dalmazzo
Orientador Nelson Vani Leister
Tipo de programa Mestrado
Ano da defesa 2020
Palavras chave Ensino de astronomia
Ensino não formal
Espaço não formal.
Departamento Astronomia
Resumo
Introdução: a formação do indivíduo ocorre por meio do ensino formal, não formal e informal. O ensino formal e pautado por leis e regras estabelecidas pela união, estado e municípios; já o ensino não formal representa o interesse de agremiações, instituições ou grupos sociais na autogestão e aquisição de conhecimentos; e o ensino informal acorre de maneira espontânea através da interação do indivíduo com o mundo que o cerca. Esta dissertação busca os pontos de convergência e propõe um modelo de cooperação entre um espaço de ensino não formal (parque de ensino de astronomia) e o ensino formal e informal. Objetivos: criar e testar um espaço não formal de ensino de astronomia e suas áreas correlatas, contribuindo com o ensino formal. Oferecer para as escolas uma estrutura para ser utilizada pelo(s) professore(s) em atividades de ensino de astronomia. Método: para elaborar e desenvolver as atividades voltadas para o ensino não formal de astronomia e criar a instrumentação necessária para dar suporte as atividades programadas para o parque (nomeado Academia do Saber Astronômico ASA), foram realizados quatro diagnósticos: 1. questionários diagnósticos com diretores ou coordenadores pedagógicos; 2. questionários diagnósticos com alunos do ensino médio; 3. questionários diagnósticos com professores; e 4. visitas a outros espaços não formais dedicados ao ensino de astronomia. Para testar a funcionalidade da ASA, foram realizados dois testes pilotos: um com professores do ensino fundamental e médio; e outro com alunos do ensino fundamental. Resultados: foram elaboradas as atividades da ASA com os resultados obtidos nos quatro diagnósticos. A ASA foi aberta para visitas pilotos e testada por professores e alunos. Os resultados dos testes indicam que o parque atingiu os objetivos de contribuir com o ensino formal oferecendo um espaço que ajude os professores a facilitarem a construção de conhecimentos prático e o desenvolvimento das habilidades dos alunos em astronomia. A ASA também pode oferecer visitações públicas que permitam que as pessoas transitem com liberdade pelo espanco e interajam livremente com as atividades do parque. Conclusão: a ASA foi criada e testada, mostrando-se um espaço com potencial para contribuir com o ensino formal de astronomia por meio das atividades propostas e oferecidas no parque.
Anexo versaofinal_pablodalmazzo.pdf